quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

UFMA presta apoio para melhoria dos polos presenciais


                                                                                                         Foto: NEaD/UFMA
O Núcleo de Educação a Distância começa o ano com o propósito de estreitar o diálogo com gestores e alunos dos polos do continente. De 09 à 13 de fevereiro, uma equipe multidisciplinar percorreu os municípios de Carolina, Porto Franco, Imperatriz e Bom Jesus das Selvas, verificando in loco as condições de funcionamento e estratégias de melhorias.
Os cursos de graduação a distância possuem 20% da sua carga horária total para realização de atividades presenciais, como seminários, avaliações e pesquisa em laboratórios. Para isso existem os polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil - UAB, que são de responsabilidade das prefeituras e estão distribuídos em vários municípios do interior do Estado.  A UFMA oferta cursos em 17 deles.
“Durante as visitas que fizemos reafirmamos aos coordenadores de polo, representantes das prefeituras e estudantes, o apoio da Universidade para garantir que os polos estejam com estrutura física e tecnológica satisfatória para o pleno funcionamento dos cursos”, explica a prof.ª Drª Wilma dos Santos Eugênio, diretora do Núcleo de Educação a Distância.
No programa UAB as instituições de ensino são responsáveis pela oferta dos cursos. Mesmo assim, a UFMA oferece assistência contínua aos polos, com equipamentos e auxílio de técnicos e professores. Foram verificadas as condições físicas e tecnológicas de funcionamento de salas, auditórios, laboratórios, bibliotecas, além do serviço de acesso à internet.
A equipe participou de reuniões com coordenadores de polos, professores, representantes das prefeituras e alunos, momentos em que foi feito o compartilhamento das experiências de gestão, coleta dos dados e discussão de melhorias. A meta é solucionar as pendências até o final de março, mês previsto para visitas avaliativas da Capes e do MEC.
Fonte: http://www.nead.ufma.br/index.php/8-noticias-principal/723-nead-presta-apoio-para-melhoria-dos-polos-presenciais
Vale ressaltar que atualmente o Polo UAB de Carolina é composto pelas três principais Instituições Superiores de Ensino públicas do Estado, UEMA/UEMANET, UFMA e IFMA oferecendo cursos superiores na modalidade EAD além de turmas do Programa Darcy Ribeiro na modalidade Presencial e que toda essa demanda exige uma estrutura física nos padrões exigidos pelo MEC para que o Polo possa oferecer aos alunos os recursos necessários para o bom andamento dos cursos.
O Polo UAB de Carolina está entre os 11 Polos considerados Aptos sem Pendências, vistoria essa efetuada por representantes da Capes e do MEC, confira a matéria publicada anteriormente no blog: http://polouabdecarolina.blogspot.com.br/2013/11/polo-uab-de-carolina-esta-entre-os-11.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário