quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Saiu o resultado do IDEB 2011





Ministério da Educação
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

NOTA INFORMATIVA DO IDEB 2011

Os resultados do Ideb  2011 para escola, município, unidade da  federação, região e Brasil são 
calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb  2011 e das 
taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2011. Dessa forma, 
cada uma dessas unidades de agregação tem seu próprio Ideb e metas estabelecidas ao longo do horizonte 
do PDE, ou seja, até 2021.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2013




A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação PROG, considerando a Resolução nº 920/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE/UEMA e as disposições da legislação em vigor, torna público os procedimentos e as normas para realização do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2013 , destinado a selecionar candidatos, no limite das vagas ofertadas, nos seus Cursos de Graduação, nas modalidades presencial e a distância para o primeiro e o segundo semestres do ano de 2013.


CAROLINA:



VESTIBULAR UEMA 2013
CURSO: Administração Pública
INSCRIÇÃO: 30/07 a 24/08/2012
CONFIRMAÇÃO INSCRIÇÃO: 31/10 A 10/11/2012
VESTIBULAR: 1ª ETAPA: 11/11/2012
2ª ETAPA: 16/12/2012
INSCRIÇÕES PELO SITE: www.vestibular.uema.br
Email.com: vestibular@uema.br
Endereço Edital: http://asp.uema.br/paes2008/arquivos/2013/EditalPaes2013.pdf

domingo, 22 de julho de 2012

POLO da UAB INICIA NOVOS CURSOS EM CAROLINA


No dia 14 do corrente, foi realizada no POLO DA UAB DE CAROLINA, localizado na Avenida Frederico Martins, 616 Setor Universitário, através da IES/UEMA,   a aula inaugural dos cursos de graduação:  Licenciatura em Filosofia  e Pedagogia, e Bacharelado em Administração Pública. Participaram a representante da UEMA, professora Kate Lis, Coordenadora de Tutoria do UemaNet, que saudou os cursistas e discorreu sobre a importância dos cursos a distância, bem como a necessidade de gerir o tempo  e conciliar as atividades com os  demais compromissos. Estiveram presentes o tutor presencial, Nelson Barbosa  Noleto Júnior, além da coordenadora do Polo da UAB de Carolina, Maria Aglair Coelho Ferreira Dias  e da  professora Maria Luiza Gottlieb Stein. A seguir, foram proferidas palestras pelos seguintes professores,  enfocando  o papel do profissional nos cursos iniciados: Nelson Barbosa Noleto Júnior, Márcia dos Santos Costa e Rogério Tavares. A  professora Maria Aglair Coelho Ferreira Dias  encerrou  as atividades desejando  sucesso a todos os  cursistas  e que fizessem do Polo  Presencial da UAB de Carolina  mais do que um  caminho a ser percorrido, um projeto de vida a ser alcançado.
Após foi servido um  lanche  com sabores regionais  a todos os presentes.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC



Senhores(as) Professores(as), Coordenadores(as) e Gestores(as) de Carolina-MA

Comunicamos que já se encontra disponível na página da Seduc o link para inscrição no Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

É um Curso de Extensão, com duração de 4 meses (100 horas) ,sendo 80 horas a distância e 20 horas presenciais (1 encontro por módulo, com duração de 4h).

O referido curso realiza estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), refletindo acerca do uso das múltiplas linguagens trazidas pelas mídias, bem como seu potencial para o processo ensino e aprendizagem.

Poderão se inscrever professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares do sistema público de ensino (estadual e municipais).

Mais informações, na página da Seduc ou com esta STE.

Solicitamos a V.Sª gestões no sentido de divulgar junto às escolas jurisdicionadas a sua Secretaria Municipal de Educação.

sábado, 23 de junho de 2012

Seminário da disciplina Metodologia do Ensino da Informática 3º Período



Em 17/06/2012 no Polo UAB de Carolina aconteceu mais um seminário da disciplina Metodologia do Ensino da Informática do curso de Licenciatura em Informática.
Na ocasião foram apresentados os trabalhos das equipes onde foram demonstradas as formas de se trabalhar em sala de aula utilizando o recurso da informática.  O professor Alexandre Guimarães Sarmento tutor da disciplina avaliou os grupos e contribuiu de forma contundente, mostrando os pontos positivos e onde poderia ser melhorada cada apresentação.






segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coordenadora do Polo participa de Seminário em Niterói


A professora Maria Aglair Coelho Ferreira Dias participou do Seminário de Institucionalização de EAD no Brasil: Polos UAB em Niterói nos dias 15 e 16 no corrente.
Os assuntos tratados versaram sobre avaliações dos Polos, gestão de polos UAB e avaliação das políticas públicas para formação de professores, resultado de uma pesquisa aplicada nos Polos em três regiões: Norte, Nordeste e Sul.





quinta-feira, 10 de maio de 2012

Secretária de Educação recebe Prêmio Palma de Ouro em Florianópolis

A professora Maria Aglair Coelho Ferreira Dias, Secretária de Educação e Coordenadora do Polo UAB de Carolina, recebeu o troféu – PALMA DE OURO: Diamantes da Educação – listada entre as cem melhores secretárias municipais.

O evento foi realizado no Costão do Santinho Resort, nos dias 3 a 6 de maio com a presença de autoridades convidadas.

A distinção  recebida se deve ao  trabalho  austero e responsável   realizado na secretaria em relação aos resultados alcançados: aumento do índice de professores habilitados com piso salarial pago antes mesmo de ser implantado em 2009, IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com resultados alcançados superiores aos projetados pelo MEC, adesão a mais de 35 projetos e programas  federais, entre outras ações.
Parabéns  à  professora  e equipe.

 
 


 
 


Confira mais fotos da premiação clicando aqui

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Secretária Municipal de Educação de Carolina e Coordenadora do Polo UAB de Carolina participará do Prêmio Palma de Ouro

Professora, Maria Aglair Coelho Ferreira Dias, Secretária Municipal de Educação de Carolina-MA e também Coordenadora do Polo UAB de Carolina, foi convidada a participar do Prêmio Palma de Ouro, para as 100 melhores Secretárias Municipais de Educação do país, que neste ano premiará os diamantes da educação.
"Seu espaço no Governo Municipal de sua cidade é marcado pelas decisões que têm levado crianças e jovens a um patamar diferenciado em função dos investimentos numa educação de qualidade que espelha sua dedicação e austeridade a frente de tão importante pasta que tem influência direta na quaidade de vida das famílias."
Mais que merecida, pela imensa batalha para o avanço da qualidade de ensino em Carolina.
O convite informa; "Temos o Prazer de comunicar que sua cidade está qualificada para participar do maior evento nacional sobre o tema Educação, entre os dias 03 a 06 de Maio de 2012, no Costão do Santinho Resort, e Spa, na cidade de Florianópolis - Santa Catarina"
Parabéns professora Maria Aglair!





sábado, 24 de março de 2012

Prorrogadas as Matrículas PAES e Plataforma Freire

Prorrogadas as matrículas dos cursos a distância da UEMA/UEMANET tanto para os que solicitaram através da Plataforma Freire como também os classificados no PAES, até o dia 30/03/2012. Aproveitem mais essa oportunidade.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Divulgada Lista de candidatos selecionados pela Plataforma Paulo Freire PDF Imprimir E-mail
Sex, 02 de Março de 2012 23:07

UemaNet divulga relação nominal dos selecionados pela Plataforma Freire


A Universidade Estadual do Maranhão, através do Núcleo de Tecnologia para Educação (UemaNet), divulga resultado dos selecionados pela Plataforma Freire para os cursos de graduação de Filosofia e Pedagogia. Na lista constam alunos dos 31 polos da UemaNet.

As matrículas acontecem de 19 a 24 deste mês. Os selecionados devem procurar o coordenador do polo do município para o qual foi realizada a inscrição. Deverão estar munidos da documentação necessária para efetuar a matrícula.

A Plataforma Freire faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. É direcionada a professores da rede pública de ensino que estão em exercício, mas que não possuem formação adequada, que se inscreveram na Plataforma Freire e já foram selecionados pela UEMA no próprio sistema da Plataforma.

Documentação necessária
- Certificado do Ensino Médio e Histórico Escolar com visto da inspeção escolar ou carimbo de isento do Conselho Estadual de Educação
- Documento de identificação (original e xérox)
- Certidão de Nascimento ou Casamento (original e xérox)
- Certificado de Reservista para o sexo masculino (original e xérox)
- Certidão de Quitação Eleitoral (original e xérox)
- CPF (original e xérox)
- Uma foto 3X4 recente
- Comprovante de residência
- Solicitação de matrícula do candidato devidamente preenchida

Veja as informações completas no Edital de Matrícula de nº050/20121-PROG/UEMA

 FILOSOFIA
 PEDAGOGIA


Fonte: http://www.uemanet.uema.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1601:divulgada-lista-de-candidatos-selecionados-pela-plataforma-paulo-freire&catid=35:outras-noticias&Itemid=68